quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espeleologia- Exploração e Comportamento

Primeira Parte

A espeleologia é a ciência que tem por princípios a procura, exploração, observação e interpretação das cavernas. Cada gruta é uma “guardiã” da profundidade do tempo, de um mundo dentro do mundo, migrado da superfície e aqui serenamente pausado mas em eterna transformação.

Os espeleólogos são os exploradores de primeira linha do mundo subterrâneo. São eles os vocacionados, os que possuem a formação básica ou especializada que lhes permite, numa exploração, identificar os primeiros aspectos da importância patrimonial e científica de cada novo lugar.

A responsabilidade dos espeleólogos sobre este legado é imensa, pois cada um deixa uma marca específica no local onde exerce a sua exploração e daí a importância do modo como actuam. Pode-se perder para sempre, num fragmento de tempo, o testemunho de milhares ou milhões de anos.

Compreender os fenómenos do mundo subterrâneo para melhor agir é um exercício que está muito para além das qualidades físicas e desportivas. As grutas simplesmente não são, para esse fim, o melhor local para as exibir.

Sem comentários:

Enviar um comentário